Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dicionário Japonês (Parte I)

Oiii gente, aqui estou eu depois de alguns dias sem postar(desculpa, mas eu tava de repouso por conta de uma cirurgia)... Bem, hoje eu vou postar um dicionário japonês, pequeno, mas muito útil... Ainda pretendo juntar muito mais coisas e upar, assim que tiver uma quantidade razoável de coisas eu posto ok? Espero que o post de hoje ajude as pessoas que estão começando no mundo otaku e estão aprendendo um pouco dessa lingua, que eu particulamente adoro. 

SAUDAÇÕES ~ CUMPRIMENTOS
Ohayoo Gozaimasu: Bom dia
Konnichi wa: Boa tarde/ Olá
Konban wa: Boa noite
Oyasumi nasai: Boa noite (antes de dormir)
Sayonara: Adeus
Ja ne: Tchau, té mais!
Watashi wa... dessu: Eu sou...
Hajimemashite: Prazer em conhecê-lo
Moshi Moshi: Alô (obviamente ao telefone)
Ogenki dessu ka?: Como você está?
Hai, genki dessu: Estou bem

FRASES ~ EXPRESSÕES COMUNS:
Ee, soo desu: Isso está certo, okay
Iie, chigaimasu: Isso está errado, você cometeu um erro/engano
Kyoo wa ii tenki desu ne: Hoje o tempo está bom, não é?
Sumimasen: Com liçença, desculpe (por erro ou engano)
Arigatou (gozaimassu): Obrigada (forma pólida)
Doo itashimashite: De nada/ não foi nada
Chooto maate: Espere um momento
Ii desu: Tá legal (no sentido de tudo bem, okay)
Hai: Sim
Iie: Não
Tadaima: Cheguei! Tô de volta!

SULFIXOS ESPECIAIS
Nome-SAN: Tratamento de respeito, usada com pessoas mais velhas ou a quem se deve maior respeito/ sr., sra.
Nome-SAMA: Tratamento que demonstra grande consideração a quem nos referimos ou MUITO respeito (tipo rei ou um deus, no caso de certos animes:p)
Nome-CHAN: Tratamento carinhoso usado entre pessoas íntimas e pricipalmente garotas.
Nome-KUN: Usado com rapazes em idade escolar
Nome-SENSEI: Usado para mestres, professores
Nome-SENPAI: Usado por alunos mais jovens prara se referir a alunos mais velhos
País-jin: Nacionalidade (ex: burajiru-jin/ brasileiro)
País-go: Lingua falada no país

VOCABULÁRIO (Geral)
Ai shiteru: Eu te amo
Suki Da: Eu gosto de você
Haiyaku: Rápido!
Ki o tsukeru: Tenha cuidado
Tasukete: Socorro
Kawaii: Bonito
Kowai: Assustador
Masaka: Impossível/ Claro que não
Minna (san): Pessoal
Omoshiroi: Legal, interessante
Tsumaranai: Chato, desinteressante
Ouji: Príncipe
Hime: Princesa
Shimatta: Oh não! ou "Raios! "
Uso: Mentira, falsidade
Yamero: "Deixa disso" ou "Pare!"
Shine!: Morra!
Yusho!: Vitória!
Yatta!: Consegui!
Tomodachi: Amigo(a)
Terebii: Televisão
Denwa: Telefone

QUESTIONAMENTOS
Dare: Quem?
Doko: Onde?
Dooshite: Porquê?
Honto?: Sério?
Itsu: Quando?
Nan da: O que?
Nani: Como?
Dore/ dochira: Qual?

2 comentários:

de Sá disse...

Muito legal!
Algumas palavras conhecia por ouvir muito. Mas não entendia muito bem esses sulfixos especiais, sanou minha dúvida. =)

Flávia Oliveira disse...

Por nada! Você é muito bem vindo por aqui... Qualquer sugestão por favor nos mande. Beijos.

Postar um comentário