Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 24 de maio de 2014

Mitologia Japonesa - Parte 1 - Shinigami (死神)


Lendo uma edição do Chico Bento Moço, que trás a ave do paraíso (Edição 8) eu fiquei pensando por que não fazer um quadro aqui no Otakinhas falando um pouco sobre a mitologia Japonesa? São tantos animais fantásticos, lendas incríveis e Youkais! Assim começamos hoje a sessão Mitologia Japonesa!
Não vou falar de todos os mitos de vez, até porque o post ficaria bíblico (devido ao tamanho) e seria pouco proveitoso. Hoje será a primeira parte de muitas que viram! Ainda não sei sobre quantas criaturas falarei por post, se será só uma ou várias, vai depender do meu humor. Hoje vai ser só uma! Agora chega de enrolar e vamos ao que interessa!

• Shinigami (死神)

O Deus da Morte, semelhante ao Ceifador na cultura ocidental, é uma entidade presente na cultura japonesa. Seu trabalho é "levar" a alma dos humanos para o outro mundo. Seria um pouco equivalente a figura conhecida da Morte no Ocidente. Geralmente é usado para expressar qualquer deus da morte. Por exemplo no budismo Enma é o deus que julga e pune depois da morte (Jigoku) e no xintoísmo é a Izanami.
Descritos como entidades antropomórficas, os shinigamis não possuem uma representação estereotipada e a sua figura foi evoluindo para a representação de toda uma raça de psicopompos (palavra que tem origem no grego psychopompós, junção de psyché (alma) e pompós (guia), designa um ente cuja função é guiar ou conduzir a percepção de um ser humano entre dois ou mais eventos significantes), cujos seus atributos específicos diversificam tanto como nos vampiros do ocidente.


Por ser um tema popular no Japão, aparecem com grande frequência em obras diversas. Um dos maiores destaques dos Shinigamis é no mundo dos Mangás e Animes (um exemplo clássico é o anime / mangá Death Note), pois é a forma de divulgação desses "contos" fora do Japão. Por serem abordados em diversas histórias e em diferentes épocas, o visual de um shinigami é retratado de forma variada, indo de monstros desfigurados até pessoas com saias rosas e cabelo colorido, aspecto totalmente humano, mas em todos os casos a capacidade de ceifar almas humanas e principalmente das pessoas que não seguem o demônio, e a habilidade de transitarem entre o mundo real e o espiritual mostra-se comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário