Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 10 de março de 2012

Você conhece a CLAMP?



CLAMP? Oi? Isso é de comer? Não caros amigos, a CLAMP é um grupo de mangakas originário da região de Kansai, no Japão, formado atualmente por quatro mulheres: Ageha Ohkawa, Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi. Ainda estudantes, elas começaram a produzir seus primeiros dōjinshis (histórias não oficiais) até publicarem seu primeiro trabalho oficial, o RG Veda, na revista mensal Wings em 1989. Os estilos de seus mangás são muito variados, desde shoujos até temas adultos.

O grupo inicialmente contava com doze integrantes, porém reduziu seu tamanho para sete em 1990 e passou a adotar o nome CLAMP, que segundo elas (isso o grupo é formado apenas por mulheres) significa "uma pilha de batatas". Durante a produção de RG Veda, saíram mais pessoas, restando apenas às quatro integrantes. Recentemente, por ocasião do 15º aniversário do grupo, as integrantes mudaram seus nomes.
Vários de seus trabalhos originaram animes, como Cardcaptor Sakura (mangá ganhador do Seiun Award de 2001), Chobits, Guerreiras Mágicas de Rayearth, xxxHolic e Tsubasa: Reservoir Chronicle, obtendo um grande sucesso internacional. Até novembro de 2006 haviam sido vendidos mais de 92 milhões de volumes de seus mangás em todo o mundo.
Essas quatro mentes são as responsáveis pelos meus animes preferidos, os mais fofos e também os mais legais (como Blood-C). Então antes de começar a falar de cada um desses animes, achei que seria legal vocês conhecerem um pouquinho das mentes que os elaboram.

Elas por elas

- Ageha Ohkawa 大川 緋芭 (Ōkawa Ageha)
Nome antigo: Nanase Ohkawa (大川 七瀬 Ōkawa Nanase)
Ela nasceu em 2 de Maio de 1967 em Osaka, é a líder do grupo. Responsável pelos roteiros dos mangás e às vezes até de alguns animes. Também é ela quem negocia com as editoras e planeja as vendas dos trabalhos. Aparentemente, não mudou seu nome por nenhum motivo especial além do aniversário do grupo.
- Mokona もこな (Mokona)
Nome antigo: Mokona Apapa (モコナ アパパ Mokona Apapa)
Ela nasceu em 16 de Junho de 1968, em Kyoto, e é fã de roupas tradicionais japonesas (ela até lançou um livro sobre o assunto). Ela que é a responsável pela maioria das ilustrações dos mangás. Seu nome também é o de um personagem de Guerreiras Mágicas de Rayearth, ×××Holic e Tsubasa: Reservoir Chronicle. Retirou o sobrenome Apapa por achar que soava muito imaturo.
- Satsuki Igarashi いがらし 寒月 (Igarashi Satsuki?),
Nome antigo: Satsuki Igarashi (五十嵐 さつき Igarashi Satsuki?)
Nasceu em 8 de fevereiro de 1969, em Kyoto. Ela auxilia nas ilustrações dos mangás, fazendo o desenho dos personagens de Chobits e Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE e também atua como responsável pela coordenação de produção. Possui uma coluna mensal na Newtype Magazine. Seu nome é também o nome de uma personagem do mangá X. Na mudança de nomes, ela apenas alterou a escrita do seu.
- Tsubaki Nekoi 猫井 椿 (Nekoi Tsubaki)
Nome antigo: Mick Nekoi (猫井 みっく Nekoi Mikku)
Nasceu em 21 de janeiro de 1969, em Kyoto. Corrige as ilustrações dos mangás, auxiliando Mokona e é a principal ilustradora de algumas obras como Wish e Legal Drug. Mudou seu nome porque não gostava quando ele era lembrado como o mesmo de Mick Jagger. Seu sobrenome é também o sobrenome de uma personagem do mangá X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário